sábado, 10 de setembro de 2011

Fragilidades de alguns programas proprietários...


Por mais que existam vantagens no uso de determinados programas da Microsoft, do Autocad e tantos outros do mundo proprietário, o certo é que já tem muito software livre dando conta de boa parte dos trabalhos e com larga vantagem.

Alguém dirá que o navegador Chrome não tem o código aberto. Isso é verdade, mas a versão Chromium, disponibilizada pela mesma empresa que o produz, funciona direitinho e é bastante proveitosa para quem quer e tem condições de estudar o projeto ou contribuir com seu aprimoramento.

Tenho visto várias experiências de gente que andava com a internet travada, usando o Internet Explorer, e teve o problema resolvido com a simples mudança de navegador. E a maioria dos que testaram o Chrome não volta para outro. Sou um dos que usam esse produto da Google e o Firefox, que também conta com sua versão livre, denominada Iceweasel e funciona tão bem quanto a outra.

Poderíamos ficar muito tempo aqui, listando exemplos do sucesso dos programas livres, mas nem sei isso ainda é necessário, haja vista que todos estão se convencendo e utilizando, ainda que sem ter consciência, muito software livre. De qualquer forma, deixo só alguns outros exemplos, talvez para ampliar a percepção sobre como as coisas realmente funcionam bem.

Comecei a construir, no trabalho, um forum de discussão. O programa disponibilizado foi o phpbb3, livre e aberto. Funciona direitinho, como pode ser observado internet afora (Forum Mageia Brasil, Forum Guia do Hardware etc).

Claro que não poderíamos deixar de lado o exemplo do Android - sisteminha, baseado em Linux, que roda na maioria dos "telefones espertos" que vem sendo vendidos pelo mundo todo.

Mas alguém pode dizer que há muita coisa fechada também no Android, o que é inegável. Porém, os chineses, usando de inteligência desenvolvida, souberam aproveitar a parte aberta e estão botando no ar uma "variante" dele para rodar nos smartphones que devem distribuir na escala que costumam fazer. Para entender um pouco do processo, basta clicar e ler a notícia: Baidu anuncia seu próprio fork do Android, em parceria com a Dell. A última parte é a mais curiosa. Até quem tanto "recomenda" Windows já dá bons passos em direção à liberdade... (Questão de sobrevivência?!)

E, a propósito, alguém tem ou conhece alguém que tenha telefones espertos novos rodando o sistema da emblemática produtora de software proprietário que foi, por décadas, a líder? (Parece que o nome dele e Ruindow$ Mobile). Ok, vou facilitar... Alguém já ouviu falar nele?

Sabe-se que tais aparelhos existem, mas dificilmente são encontrados... Talvez agora, com força da M$ unida à da Nokia... Ou será que nem assim?

Nenhum comentário: