sexta-feira, 16 de abril de 2010

IV ENCONTRO DO BR OFFICE (EU FUI!)

O evento contou com participantes de todos os estados brasileiros, em videoconferência. Aqui em São Paulo, usamos um auditório do SENAI; muita coisa foi organizada pelas Federações das Indústrias de cada estado.

O Br Office é uma boa realidade... recentemente instalado em 90 mil máquinas da Petrobrás, também operando nos computadores do Corpo de Bombeiros / SP, tá em todo o Governo no Paraná...

Claro que não só pela questão financeira. Estas grandes instituições possuem corpo técnico capaz de avaliar que o produto realmente supre praticamente todas as necessidades e tem potencial interminável...

O argumento que restava era a técnica, já que financeiramente o software livre ganha de lavada do proprietário. Só no Banco do Brasil a economia foi de 100 milhões de reais... e agora será ampliada, com a implementação na Nossa Caixa! Até a INFO já tá dizendo isso (é clicar e checar!). E, como o BB acabou de comprar um banco argentino, nuestros hermanos também serão agraciados com a experiência em GNU LINUX e Br Office!

No encontro, tive também a oportunidade de, pela primeira vez, ver rodando uma máquina virtual - a Virtual Box, da Sun - show de bola!

Era um dos meus sonhos ter uma desta em meu desktop, mas pensava que era algo difícil de fazer funcionar... Após perceber como é fácil, evidentemente instalei o programinha logo que cheguei em casa.

Espero que meus amigos sejam os próximos, para que possam testar, sem alterar nada em seus micros, o Ubuntu, a mais nova versão do Mandriva, etc. E que os mesmos amigos abandonem a postura omissa, frente ao assassinato de pinguins - para não falar em cumplicidade e co-autoria. Que possamos, enfim, auxiliar nosso povo a deixar em suas máquinas o sistema GNU Linux. Aliás, cabe lembrar que, em 2009, um terço dos notebooks foram vendidos com este fantástico sistema. (Tá aqui - para quem quiser conferir!)

E como sei que os amigos leitores deste blog são "do bem", apesar de não ter certeza se falar mal do oponente seria o melhor caminho, deixo um link, com os 7 pecados do Windows (Educação, DRM, Segurança, Monopólio, Padrões, Aprisionamento e Privacidade). Basta abrir e clicar, janelinha por janelinha, para conhecê-los, um a um: http://br.windows7sins.org/

E, especialmente quanto à segurança, até o Portal G1, já defendeu a vantagem proporcionada por uma máquina virtual. rodando Ubuntu, por exemplo. Para quem quiser conferir, tá aqui!


Coincidentemente, no www.vivaolinux.com.br, nesta semana, foi explicitado como instalar a Virtual Box no Ubuntu: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Virtualbox-da-Sun-Microsystems-no-Ubuntu/

No Mandriva achei mais fácil a instalação...
No Ruindow$ deve ser tb...
É só entrar no site da Sun e baixar!!!



E achei legal mesmo este comentário, que consta no Viva O Linux:

[7] Comentário enviado por mcnd2 em 15/04/2010 - 20:50h:

Me lembro quando tinha o Windows como sistema único.

Aprendi a mexer no GNU/Linux dentro do VB instalado no Windows.

Hoje uso O VirtualBox deixando apenas como escravo o Windows aprisionado dentro do GNU/Linux!



UUhhhuuuuuu ... Viva o Linux, ksksks...

(grifo nosso)

Nenhum comentário: