domingo, 21 de dezembro de 2008

A "TELEFONICA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS" e A LEI DO SAC

Quando se fala em lesar consumidores e fazer com que estes procurem postos dos PROCON's, uma empresa é campeã. Desde a privatização, ano após ano, lidera as listas de reclamações, com larga margem em relação aos "demais concorrentes".

Multas já foram aplicadas, tudo o que está errado ela já sabe, mas continua a fazer. Joga o jogo, conforme as regras. Por certo, seus grandes executivos medem o que de pior pode acontecer à empresa, se continuar a agir como tem agido, e o custo financeiro de eventual mudança de postura, mas chegam à conclusão de que "em time que ganha (há anos) não se mexe". Mudam os objetos das reclamações, mudam os consumidores que reclamam, mas não diminui significativamente a quantidade de lesados.


Mas uma amiga disse algo que ficou marcado em meu espírito: "O ITAÚ É MAIS OU MENOS UMA TELEFONICA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS!".

E então passei a ver o Itaú deste jeito - a Telefonica das instituições financeiras. E, de fato, em 2007, no cadastro de Reclamações Fundamentadas, do Procon São Paulo, ele só "perdeu" para "a campeã das campeãs".

Lembro de como o Itaú reajustava tarifas, quando eu tinha conta lá por vontade própria. Lembro de quantas "novas tarifas" foram criadas... Lembro que o "Jornal da Tarde" fazia cotação do "custo de manutenção da conta", mas esta instituição era a única a dizer, sem nenhuma cerimônia, que "só operava com pacotes" - a MAXI CONTA. E lembro especialmente da campanha, salvo engano, do ano passado, em que o Itaú anunciava com enorme alarde (em rádio, TV e outros meios de comunicação de massa) uma CAMPANHA DE REDUÇÃO DE TARIFAS. À época em rápida checagem constatei reduções pífias... o banco teve também coragem de anunciar que NÃO COBRAVA TARIFA PARA DEPÓSITO. Pode?

Agora, tomei a liberdade de verificar o que "A TELEFONICA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS" colocou em seu saite, relacionado à LEI DO SAC.

Encontrei o seguinte:

"SAC - DÚVIDAS, SUGESTÕES, CANCELAMENTOS e RECLAMAÇÕES
ITAÚ BANKFONE - CONSULTAS, PAGAMENTOS, TRANSFERÊNCIAS e RECARGA DE CELULAR.


O Itaú sabe que quem mais entende de banco é quem usa o banco

A partir de dezembro entra em vigor uma nova regulamentação do governo federal que tem como objetivo melhorar e padronizar a qualidade do serviço de atendimento por telefone aos clientes (SAC) prestado por empresas brasileiras de diversos setores.

O Itaú apóia essa resolução que reafirma o nosso compromisso diário de ouvir você para construir um banco cada vez melhor. Para isso, aprimoramos o Serviço de Apoio ao Cliente Itaú – SAC Itaú.

As principais novidades são:

- Número exclusivo e gratuito: 0800 728 0728*.
- Atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana

O novo SAC Itaú vai apoiá-lo em suas dúvidas, informações, reclamações, sugestões com um serviço ainda melhor, mais rápido e qualificado.
Porque para o Itaú, atendê-lo bem é o melhor caminho para construir um banco cada vez mais feito para você.

* Serviço disponível a partir de 01/12/2008

Nada mudou em relação aos demais serviços por telefone.

As operações referentes à sua conta corrente, como saldos e extratos, os serviços de transferência, pagamento de contas, recarga de celular, investimentos e contratação de produtos estão disponíveis através do Itaú Bankfone, seu banco por telefone: 4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades)."

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