domingo, 27 de abril de 2008

Mais CONTRA a privatização...

Nesta semana, os eletricitários revelaram que a cada 500 metros há uma falha no sistema de energia que chega até nossas casas.
Se clicar aqui, terá acesso à reportagem.

Importante refletir sobre o tema para combater as meias verdades que circulam por aí, como se privatização fosse TDB (tudo de bom!).

Nós aqui não esquecemos o "outro lado":

- tarifas não baixam;
- conseqüentemente, verdadeira universalização não há;
- baixa, sim, o número de funcionários das empresas e a qualidade das condições de trabalho para os que ficam;
- baixa também a qualidade do serviço prestado;
- aumenta o lucro dos acionistas...

Aliás, há algum tempo fiquei de trazer para este blog reportagem interessante sobre o que aconteceu depois da privatização do setor elétrico.

Aqui está: PRIVATIZAÇÃO E CASSINO FINANCEIRO

Hoje, no site www.viomundo.com.br, encontrei outra matéria interessante contra a idéia de privatização, desta vez no tocante ao setor da previdência social - nos EUA - sim, lá mesmo!

Destaquei "..."segredos":

A privatização dissipa uma grande fração das contribuições dos trabalhadores em comissões pagas às empresas de investimento.

E deixa muitos dos aposentados na pobreza."

Décadas de marketing conservador convenceram os americanos de que os programas de governo sempre criam burocracias inchadas, enquanto o setor privado é sempre sem gordura e eficiente. Mas quanto se fala em aposentadoria, o oposto é verdadeiro. Mais de 99% da receita da Previdência Social americana são usados em benefícios e menos de 1% em custos de administração. No sistema do Chile, as taxas de gerenciamento são cerca de 20 vezes mais altas. E esse é um valor típico dos sistemas privatizados."

E como GOVERNO PRECISA GOVERNAR...

"No Reino Unido, que tem um sistema privatizado desde os dias de Margaret Thatcher, o alarme com as altas comissões cobradas por algumas empresas de investimento eventualmente levaram os reguladores do governo a impor um "teto de cobrança". Ainda assim, as comissões continuam a dar uma grande mordida na poupança das aposentadorias do Reino Unido."

Caso queira conhecer a matéria completa:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/previdencia-social-chile-thatcher-bush-e-o-paraiso-dos-tolos/

Nenhum comentário: